"Na construção da aprendizagem mostro o que sei, o que sou, o que penso e como cresci. Não é preciso decorar. É necessário aprender. Construir aprendizagem é a interação do que sei com o novo. É o que realmente irá ficar, é o que fará mudar. É significativo. Para construir é preciso ousar, fundamentar e fazer acontecer. Entrelaçar teoria e prática num único processo, não fragmentando os saberes". Cleide Regina Oliveira
quarta-feira
Interesses Culturais do Lazer
As atividades do lazer são sempre culturais, compreendidas em seu sentido mais amplo.
O profissional do lazer faz uso de linguagens, manifestações (cultura) para compor seu programa. Dessa forma o profissional de lazer poderia compor sua programação tendo em vista as diversas possibilidades de mobilizar diferentes sensibilidades, diferentes interesses, ampliando e enriquecendo sua programação e sua atuação.
Dumazedier classificou as atividades de lazer de acordo com o interesse central de cada um.
• Físico: São Atividades ligadas ao esporte, ginástica, caminhada, etc.
• Artístico: Atividades ligadas à arte, como visitas a museus, cinemas, teatros, bibliotecas, etc.
• Sociais: Atividades que envolvem grupos e desenvolvem sociabilidade, como programas noturnos, encontros em bares, restaurantes, etc.
• Manuais: Atividades de manipulação de objetos e produtos, como jardinagem, carpintaria, culinária, etc. São conhecidos como atividades de hobbies.
• Intelectuais: Atividades enquadradas em jogos de xadrez, dama, gamão, etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirainda nesse mesmo ramo, e complementando as contribuições do francês Dumazedier, há dois interesses que são mais recentes, o Turístico e o virtual. =D
ResponderExcluir